- O ambiente organizacional;
- Os riscos associados ao ambiente;
- As mudanças no ambiente;
- As necessidades da organização;
- Os objetivos específicos;
- Os produtos fornecidos e os serviços prestados;
- Os processos necessários;
- A complexidade da estrutura;
- O porte da organização.
A ISO 9001 tem como função ser utilizada como referência para a certificação do sistema de gestão da qualidade, assim, ela pode e deve ser utilizada da seguinte forma:
1 - Pela própria organização para implementação, manutenção e melhoria do sistema seguindo padrões internacionais, além de servir como referência para as auditorias de 1ª parte ou auditorias internas do sistema;
2 - Pelos clientes, para garantir a qualidade de seus fornecedores através da análise do certificado ou usando-a como referência para auditorias de 2ª parte ou de fornecedor;
3 - Pelos organismos certificadores para a emissão de um certificado de adequação aos requisitos da norma mediante a auditoria de 3ª parte.
Essa auditoria pode ser classificada como auditoria de certificação, manutenção, feedback, especial ou de recertificação.